sábado, 10 de dezembro de 2011

A preparação do sermão

São Jerônino no seu gabinete (detalhe), Domenico Ghirlandaio, 1480 

Quantas vezes você já teve ocasião de falar para uma platéia de 100, 200 ou 500 pessoas? Mesmo um professor raramente ou nunca se vê diante de platéias numerosas.

Muitos padres fazem isso toda semana. E não deveriam se acostumar a tamanha responsabilidade.

Há o risco da improvisação: não preparar o que se vai dizer e ir encadeando idéias ao acaso. Certos pregadores ligam o piloto automático e parece que nem estão prestando atenção ao que dizem. O resultado é um sermão longo, em que a maioria dos ouvintes está com a cabeça em outro lugar.

Os pregadores deveriam considerar que as pessoas vão à Igreja para assistir Missa e não para ouvir o sermão. Se pudessem escolher, provavelmente trocariam o tempo do sermão pela leitura de um livro religioso ou ouvindo uma boa pregação pela internet. Ainda não encontrei em português, mas clicando aqui você encontrará centenas de sermões em inglês que vale a pena ouvir.

Os sacerdotes têm que, no mínimo, demonstrar respeito pelo tempo que centenas de fiéis dedicam a ouvir o sermão. Duzentas pessoas ouvindo um sermão de 15 minutos totalizam 50 homens/hora ouvindo a pregação. O sacerdote não deveria gastar ao menos 1 hora na preparação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário