terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Boca de ouro", o padroeiro dos pregadores (2)


(continuação)

Imersão na Palavra de Deus

O Segredo de eloqüência de São João Crisóstomo foi sua total imersão na Palavra de Deus. Séculos mais tarde, o Bem-aventurado Dom Marmion diria que nada dá uma unção tão penetrante à pregação quanto uma contínua referência à Palavra de Deus. Os grandes pregadores são unânimes neste ponto: sua tarefa é repetir a Palavra em outras palavras, não para entregar a sua própria sabedoria, mas a sabedoria de Deus revelada na "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18) .

Acolha em seu coração a admoestação de São Crisóstomo:
Ouça-me com atenção, peço-lhe... Busque livros que sejam remédios para a alma... Pelo menos obtenha uma cópia do Novo Testamento, das epístolas do Apóstolo, dos Atos, dos Evangelhos, para que sejam seus permanentes mestres. Se você encontrar dor, mergulhe nos livros como em uma caixa de medicamentos; tire deles conforto para o seu problema, seja ele perda, ou morte, ou luto pela perda de parentes.Não basta mergulhar neles. Nadar neles. Mantenha-os constantemente em sua mente. A causa de todos os males é a falta de um bom conhecimento das Escrituras.
A causa de todos os males

A causa de todos os males é a falta de um bom conhecimento das Escrituras. Por que o Doutor Boca-dourada diz isso? Porque quem não conhece bem as Escrituras não conhece a mente e o coração de Cristo. Quem não conhece a mente e o coração de Cristo recebe o Corpo e o Sangue de Cristo com poucos frutos. É a Palavra, a "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18), que nos prepara para o Santo Sacrifício.

Lectio Divina

É a Palavra ouvida (lectio), repetida (meditatio), rezada(oratio) e guardada no coração (contemplatio) que prepara a alma para receber o Sagrado Corpo e o Precioso Sangue de Cristo, e prolonga os efeitos da Sagrada Comunhão ao longo do dia.

A Palavra da Cruz e os frutos do Precioso Sangue

A intensidade da nossa vida eucarística é diretamente proporcional à nossa imersão na Palavra de Deus. Peça a São João Crisóstomo que nos ajude a estar firmemente atados à "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18) e assim experimentemos os frutos duradouros do Preciosíssimo Sangue de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário