quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade (2): "A luz está acesa para você"

Bispo Frank Dewane, Venice, Florida
O post anterior trata da campanha lançada na Quaresma na Diocese de Venice, Florida. Leia mais abaixo (*) a objetiva carta do Bispo a respeito.

Nossa Campanha da Fraternidade é o grande evento anual da CNBB, mas parece ter poucos objetivos práticos. Procurei uma mensagem oficial sobre a CF 2012 e não encontrei. Se houver, imagino que terá muitas páginas e será bem pouco lida.

A campanha de Venice sabe o que quer (confissões) e como atingir (todas as paróquias com padres nos horários divulgados). 

Nossas CF são genéricas e pouco práticas: saúde pública (2012), índios, Amazônia, excluídos, ecologia, encarcerados, água e por aí vamos. Acho que 99% dos católicos brasileiros consideram que a CF não tem nada a ver com eles só de ouvir qual é o tema. Fico pensando como seria bom que um dos tantos Bispos perspicazes que temos no Brasil pedisse a palavra numa das reuniões que tratam do tema e abrisse o coração: "Colegas, na boa, não é por aí... Parece um 'me engana que eu gosto'... Muita energia gasta para pouco resultado... Podemos acabar nos desmoralizando... Vamos seguir o 'modelo Venice' no ano que vem..."

Sugestão de mensagem para a CF 2013:

(*) Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

No início de abril, os católicos celebram o maior evento na história: o Tríduo Pascal, quando nos lembramos da Última Ceia de Nosso Senhor, do seu sofrimento e morte na Cruz para nos salvar e da sua gloriosa Ressurreição no domingo de Páscoa. Estes eventos mudaram o curso da história e possibilitaram um modo de vida diferente de qualquer outro. Através destes eventos nosso Deus amoroso mostrou que Ele quer que vivamos com alegria e em paz com aqueles que nos rodeiam.

Mas sabemos que nossas vidas não são sempre cheias de alegria ou como Deus quer que sejam. Muitas vezes somos feridos por outros ou pelas nossas próprias palavras e ações, e magoamos quem está ao nosso lado, mesmo aqueles que amamos. Às vezes até nos esquecemos de Deus em nossas vidas. Mas Deus é um Deus misericordioso, pronto para perdoar e deseja a nossa felicidade.

Para se preparar para os próximos dias santos do Tríduo Pascal, bem como para nos reconciliarmos com Deus e com o próximo, a Igreja sempre celebrou o Tempo da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. A Quaresma é um tempo para considerarmos de que modo não entregamos totalmente nossas vidas a Deus e ao próximo e como isso pode ser mudado. É um tempo para experimentar a misericórdia de Deus e para pedir o seu perdão.

Durante este tempo quaresmal, toda paróquia da Diocese de Venice será atendendo o Sacramento da Penitência (Confissão) nas sextas feiras das 17 às 19h e aos sábados das 9 às 11h. Se você se confessa com frequência ou se você não se confessa há décadas, encorajo-o a fazer deste tempo uma oportunidade para receber a misericórdia de Deus de uma maneira nova e para encontrar cura e alegria nesse seu grande Sacramento.

Por favor, dedique um tempo a este site para saber mais sobre o Sacramento da Penitência e para esclarecer qualquer dúvida sobre ele.

Tenha a certeza das minhas orações por você e sua família,

Em Cristo,

+Frank Dewane
Bispo da Diocese de Venice na Florida

Um comentário:

  1. Campanha Maravilhosa ! Oxalá a CNBB fizesse essa Campanha ! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir