terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Há apenas uma tragédia na vida humana

São Bento converte os habitantes de Monte Cassino, Luca Signorelli
Segue um trecho da meditação de Dom Mark Kirby por ocasião da cerimônia de recepção de novos Oblatos no último domingo.
Para se tornar um Santo 
Tornar-se um Oblato é uma decisão pública (...) de se tornar santo. Há apenas uma tragédia na vida humana: não se ter tornado santo. O Oblato subordina tudo na vida à busca da santidade. Essa busca dá sentido à vida cotidiana e a transforma. 
Maridos e pais 
O marido e pai torna-se um Oblato a fim de ser um melhor marido e melhor pai. (...) O marido e pai é o chefe da sua casa: o abade doméstico. Quase tudo o que São Bento diz a respeito do abade pode ser aplicado a um pai de família. 
"...e se esforce por ser mais amado que temido. Não seja turbulento nem inquieto, não seja excessivo nem obstinado, nem ciumento, nem muito desconfiado, pois, nunca terá descanso; seja prudente e refletido nas suas ordens, e quer seja de Deus, quer do século o trabalho que ordenar, faça-o com discernimento e equilíbrio, lembrando-se da discrição do santo Jacó, quando diz: "Se fizer meus rebanhos trabalhar andando demais, morrerão todos num só dia". Assumindo esse e outros testemunhos da discrição, mãe das virtudes, equilibre tudo de tal modo, que haja o que os fortes desejam e que os fracos não fujam (Regra de São Bento, Capítulo 64, Da ordenação do Abade)"
Há apenas uma tragédia na vida humana: não se ter tornado santo. Isso que ele diz aos Oblatos se aplica a todo cristão, inclusive a mim e a você, que somos fiéis comuns, soldados rasos, arraia miúda, base da pirâmide, em resumo: povão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário