quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Evangelho na era digital


O recém nomeado Cardeal Dolan, de Nova York, parece ser uma pessoa de uma espiritualidade profunda e, ao mesmo tempo, alguém com quem você gostaria de tomar uma cerveja em um bar. São qualidades difíceis de se encontrar, quando autênticas, numa mesma pessoa. 

Ele tem um blog: O Evangelho na era digital. Seu último post reflete esse seu modo de ser:

Afeto, orações e saudações de Roma

Bem, eu fiz isso de novo...

É geralmente uma das primeiras coisas que eu faço no meu primeiro dia completo quando volto a Roma... No início da manhã eu desço o monte Gianicolo - onde fico no Colégio Americano - rumo à Basílica de São Pedro para me confessar e celebrar Missa

Dois Sacramentos poderosos, Eucaristia e Reconciliação, constantes em nossa vida espiritual, no coração da igreja, perto do túmulo de São Pedro.

Eu não quero que você pense que eu só confesso quando estou em Roma! Em casa, em Nova York, eu procuro me confessar a cada duas semanas, porque eu preciso. Mas aqui em Roma há uma urgência e um sentido especiais.

Perto do túmulo de São Pedro, eu posso ouvir Jesus perguntar-lhe três vezes: "Simão, tu me amas?" e então examinar minha consciência para ver como eu deixei de amar o Senhor e de cuidar de suas ovelhas.

Perto de sua tumba, eu me imagino, como São Pedro, duvidando de Jesus e afundando nas águas tempestuosas.

Ao lado de seu túmulo, eu até admito que tenho, como Pedro, negado Jesus em meus pensamentos, palavras e obras.

Dessa forma a minha contrição é forte, o meu propósito de emenda firme e eu me dirijo a um dos franciscanos para confessar no canto da enorme basílica.

Depois eu rezo a minha penitência diante do túmulo de Pedro, sob o altar-mor e vou me paramentar para a maior de todas as orações, o Santo Sacrifício da Missa.

E em seguida eu vou comer uma pasta....

A Quaresma começa na próxima quarta-feira. Volto para iniciá-la com você.

Em algum momento durante esses quarenta dias que antecedem a Páscoa, aproveite uma dica do seu arcebispo: volte à Confissão!

Meus afetos, orações e saudações de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário