quarta-feira, 7 de março de 2012

A liturgia é intrinsecamente vinculada com a beleza

Basílica de São Pedro, 6 de junho de 2010
Trechos do discurso do Cardeal Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, na apresentação do livro A concelebração eucarística - Do símbolo à realidade, de Dom Guillaume Derville, na Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma (negritos meus):

Quando evocamos o relato da transfiguração, brotam espontâneas em nossa mente as palavras glória, fulgor, beleza. São expressões que se aplicam diretamente à liturgia. Como Bento XVI nos lembra, a liturgia é intrinsecamente vinculada com a beleza. “A verdadeira beleza é o amor de Deus, que nos foi definitivamente revelado no mistério pascal” (Sacramentum Caritatis, 35).

(...) Daí que a liturgia, como parte do mistério pascal, seja uma “expressão excelsa da glória de Deus e, de certa forma, constitui o céu que desce à terra . (...)  a beleza não é um fator decorativo da ação litúrgica, mas seu elemento constitutivo, enquanto atributo do próprio Deus e da sua revelação. Tudo isto nos há de tornar conscientes da atenção que se deve prestar à ação litúrgica para que brilhe segundo a sua própria natureza ” (ibidem).

(...) a concelebração, segundo a genuína tradição da Igreja, tanto oriental quanto ocidental, é um rito extraordinário, solene e público, ordinariamente presidido pelo bispo ou por seu delegado, rodeado pelo seu presbyterium e por toda a comunidade dos fiéis. Por outro lado, a concelebração cotidiana, em uso entre os orientais, e na qual concelebram somente presbíteros, assim como a concelebração “privada” em substituição das missas celebradas individualmente ou more privato, não se encontram na tradição litúrgica latina.

(...) Como afirma Bento XVI, “recomendo aos sacerdotes a celebração diária da Santa Missa, mesmo quando não houver participação de fiéis. Tal recomendação é ditada, ante de mais, pelo valor objectivamente infinito de cada celebração eucarística; e é motivada ainda pela sua singular eficácia espiritual, porque, se vivida com atenção e fé, a Santa Missa é formadora no sentido mais profundo do termo, enquanto promove a configuração a Cristo e reforça o sacerdote na sua vocação ” (Sacramentum Caritatis, 80).

Para cada sacerdote, a celebração da Santa Missa é a razão da sua existência. Ela é, ela tem que ser, um encontro personalíssimo com o Senhor e com a sua obra redentora. Ao mesmo tempo, cada sacerdote, na celebração eucarística, é Cristo mesmo presente na Igreja como Cabeça do seu corpo, e age em nome de toda a Igreja “quando apresenta a oração da Igreja e quando oferece o sacrifício eucarístico” (Catecismo, 1552). Diante da maravilha do dom eucarístico, que transforma e configura com Cristo, só nos cabe a atitude do estupor, da gratidão e da obediência.

PS. o post ficou longo, mas o texto tem tudo a ver com o blog. Vale a pena ler a íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário