sexta-feira, 23 de março de 2012

Missa das crianças ou Missa infantilizada?


Às vezes, nas Missas das crianças, crianças nem tão crianças assim (pré-adolescentes de 10/12 anos que se preparam para a primeira comunhão) são tratados de modo meio infantilizado: musiquinhas, dancinhas, gestos tolos, voz bem pedagógica, analogias bobas, vocabulário banal, etc. Tenho minhas dúvidas se é o padrão equivalente ao que essas mesmas "crianças" vêem no colégio, no cinema, na TV ou na internet. E estou me referindo às que têm pais responsáveis e dedicados, não às que andam por aí livres, leves e soltas.

Brandon Vogt é um engenheiro de 25 anos. Escreve o interessante blog The Thin Veil e publicou um livro com o título A Igreja e a nova mídia: blogueiros convertidos, ativistas online e bispos twitteiros.

O vídeo acima mostra o filho de 3 anos de Brandon. Seus breves dois minutos de duração foram suficientes para que uma antiga questão me voltasse à cabeça: será que esse modelo infantilizado das Missas das crianças não deveria ser totalmente reformulado?

dica: blog do Father Z

PS. veja parte 2 desse post
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário