quinta-feira, 22 de março de 2012

O que ocasionou a fuga em massa dos fiéis?


... em cinqüenta anos, os percentuais dos assistentes à Missa de domingo [na Itália] se inverteram: de 85% sim e 15% não (1961), para 15% e 85% (hoje). O que ocasionou essa fuga em massa dos fiéis? Esta é a pergunta crucial, que não deveria dar sossego a nenhum pastor que ame o rebanho de Cristo.

Nós temos uma explicação. Cremos que nas igrejas, em muitas igrejas, se apagou o fogo: estão frias. O fogo do amor a Jesus se apagou. A luz da fé se apagou. Todo mundo quer mais riqueza e dinheiro, mais tempo para diversão, mais tempo para si do que para Deus. Por isso as igrejas estão abandonadas. Em muitas horas do dia ou da noite não há ninguém lá dentro para manter aceso o fogo do zelo e do amor àquele que pode resolver todos os problemas: Jesus, Deus feito homem, vivo no sacramento da Eucaristia, presente em todos os sacrários da terra. Em compensação, boates e discotecas, pizzarias e bares, bingos e estádios de futebol estão cheios.

Mais de um terço dos italianos joga pelo menos uma vez por semana (loteria, raspadinha, etc.); 20% vão regularmente a advinhos e videntes (mais do que os que vão à igreja aos domingos!). O governo está tentando eliminar o descanso dominical, as lojas funcionam 24 horas...

Todos os cristãos hoje em dia têm outra coisa para fazer, que não seja estar diante de Deus feito homem por amor e pregado na cruz por nós; todos, incluindo padres, freiras e bispos. Muitas igrejas abrem só para a Missa, cerca de uma hora; encerrado esse período, uma inevitável e diligente voz lembra claramente aos poucos fiéis que ainda se encontram nos bancos: "Está na hora de fechar!".

Ressoa nos ouvidos o lamento de Cristo: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8). (...)

Proposta: fazer horas de adoração em todas as igrejas, para que alguém volte a acender o fogo do fervor e do amor a Jesus e ao próximo.

~Padre Giuseppe Tagliareni, da Opera della Divina Consolazione, em MessaInLatino.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário