domingo, 25 de março de 2012

Papa rezará pelos mártires cristeros no México


Noticiado pela Radio Vaticano:

Bento XVI (...) vai rezar pelos mártires cristeros . A oração vai ser feita no momento central da viagem ao México, a missa deste domingo (...)

A zona central do país é definida como “região de mártires” (...) e está intimamente ligada à ‘Guerra Cristera’ (1926-1929), levantamento popular contra as disposições anticlericais da Constituição Mexicana de 1917 e do presidente Plutarco Elías Calles.

Bento XVI vai sobrevoar de helicóptero a imagem de Cristo Rei, em Silao, referência para milhares de católicos que se constituíram num exército popular para defender a liberdade religiosa, combatendo ao grito de ‘Viva Cristo Rei’.(...)

O monumento situa-se na colina de Cubilete, centro geográfico do México, a 2579 metros de altitude, e a atual estátua, desenhada em 1942, é a quinta a ter sido colocada no local, após as limitações impostas pelo poder político.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, relata (...) “Bento XVI disse: tenho de realizar este desejo de João Paulo II e ir eu, como seu sucessor, a este santuário que é o coração da fé heroica do povo mexicano”.

(...) o Papa vai inaugurar a nova iluminação do Cristo Rei após o encontro com os bispos da América Latina, na Catedral de León, este domingo. A estátua, com 20 metros de altura e 250 toneladas de peso, tem nas suas costas dois anjos, que oferecem as coroas da glória e do martírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário