quinta-feira, 22 de março de 2012

Santo do dia: outro carpinteiro?

São Nicolau Owen, 22 de março
(comemorado na Inglaterra)

O carpinteiro que salvou centenas de católicos perseguidos

Nicolau Owen (c 1550-1606) era um dos quatro filhos de Walter Owen, um carpinteiro que viveu em Oxford. Herdando as habilidades do pai, ele se especializou na construção de esconderijos-de-padres [priest-holes]. (...) Foi responsável pela salvação de centenas de pessoas, eclesiásticas e leigas, que teriam sido condenadas se os sacerdotes fossem encontrados em suas casas.

Owen é citado pela primeira vez em 1581 em conexão com o martírio de Edmund Campion, de quem deve ter sido um dos criados. Defendeu a inocência de Campion diante da acusação de traição com tanta veemência que, ao final, acabou sendo preso.(...)

Em 1586 Owen estava a serviço do Padre Henry Garnet, o Provincial dos Jesuítas, com quem fez extensas viagens, hospedando-se em casas de católicos, onde ele construiu esconderijos extremamente bem disfarçados. Alguns deles se conservam até hoje (...)

Para manter a segurança Owen nunca falava sobre o trabalho. Enquanto construía um esconderijo, ele ostensivamente se dedicava a reparos em alguma outra parte da casa durante o dia e trabalhava em seus abrigos durante a noite.

Em 1594 Owen acompanhou outro sacerdote, Pe. Gerard, a Londres, para ajudá-lo na compra de uma casa. Enquanto lá estavam, foram traídos por um criado da família Wiseman, para a qual Owen tinha construído um esconderijo.

As autoridades, cientes de que Owen conhecia muitos segredos dos recusantes [aqueles que se negavam a professar o anglicanismo e eram perseguidos pela lei], torturaram-no barbaramene, mas não obtiveram qualquer informação comprometedora. Após a sua libertação, ele ajudou o Pe. Gerard a escapar da Torre de Londres por meio de uma corda estendida sobre o fosso.

A Conspiração da Pólvora de 1605 novamente fez de Owen um homem procurado. Com três outros jesuítas, ele se refugiou em Worcestershire. Quando a casa foi invadida, 100 homens se dedicaram a buscá-los, mas não conseguiram encontrar o esconderijo-de-padre.

Depois de oito dias, o faminto Owen saiu do esconderijo e tentou escapar sem ser visto, a fim de salvar o Padre Garnet. A tentativa falhou, e Owen foi impiedosamente torturado na Torre de Londres, até que em 22 de março de 1606 seu corpo se rompeu na mesa de torturas, e ele expirou.

fonte: Catholic Herald
tradução e [comentários]: Missa aos domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário