sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bispo com câncer terminal mostra a Hugo Chávez o caminho do Céu



Tomara que a moda pegue...

O post ficou longo, mas a carta, datada de 9 de abril, vale a pena. Nem vou acrescentar nada porque é auto-explicativa:

Senhor comandante Hugo Chávez Frías. Presidente de la República.

Dirige-se a V. Ex.ª um bispo com 84 anos e que padece das graves consequências de um severo tratamento de quimioterapia, muito debilitado após a perda de 16 kg.

Sou uma espécie de esqueleto ambulante que não se sustenta e só me locomovo em cadeira de rodas. Tudo isso me dá a certeza de que a morte está muito próxima. Isso demonstra a sinceridade e a boa fé que me motivam a lhe falar com clareza...

O Evangelho (...) afirma: Nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que cumpre a vontade de meu Padre Celestial.  V. Ex.ª deu diversas demonstrações de fé e de confiança em Deus, chamando-o "Meu Deusinho", abraçando e beijando crucifixos, visitando o santuário do Santo Cristo de La Grita e muitas outras coisas do gênero.

Se tudo isso foi feito com sinceridade, é muito louvável e o aplaudo; mas, infelizmente, isso não basta para receber o perdão de Deus e entrar no reino dos céus. É estritamente necessário, além disso, reparar o mal e as injustiças causadas às pessoas e às instituições, e que  V. Ex.ª , levado pela soberba, cometeu em inumeráveis ocasiões.

As Sagradas Escrituras chamam a soberba de O grande pecado, e foi isso que levou o belíssimo e poderoso arcanjo Lúcifer a se rebeler e a querer emular o poder de Deus, rebelando-se contra Ele, junto com um grupo de anjos que o seguiram em sua louca empreitada. (...)

Como lhe dizia, senhor Presidente,  V. Ex.ª cometeu muitas e graves injustiças. Só para recordar-lhe alguns casos mais emblemáticos: a injusta prisão de Maria de Lourdes Afiuni e a dos tres comandantes da polícia. Além de outros inumeráveis casos que fizeram sofrer muito os afetados e sua famílias.

Tudo isso deve e pode ser reparado com uma ordem de  V. Ex.ª para a imediata libertação de todos os presos políticos e a permissão para o retorno de todos os exilados, obrigados a fugir do país por temor às represálias que  V. Ex.ª lhes causaria.

Outro gravíssimo pecado que  V. Ex.ª cometeu foram as expoliações e roubos (...) Levado pela sua própria soberba,  V. Ex.ª, como um Júpiter tronitruante dizia: Exproprie-se, exproprie-se, sem levar em conta as leis vigentes que prescrevem uma avaliação prévia, um acordo com os interessados e um pagamento justo pelos bens expropriados.

Se  V. Ex.ª quer o perdão de Deus, deve indenizar sem demora as centenas de prejudicados.

Há também, Sr. Presidente, outro mal que tremendo causado ao país: sua inexplicável pregação de ódio e de violência (...)

Haveria, senhor Presidente, alguns outros pecados que gostaria de destacar, mas não quero terminar sem apontar sua culpa na inexplicável negligência em enfrentar com decisão a terrível corrupção que assola a Venezuela, tanto assim que muitos julgam haver cumplicidade de sua parte (...)

Endereço-lhe publicamente esta longa carta porque quero que a leiam também seus seguidores. Também eles, se querem salvar suas almas, têm a gravíssima obrigação de pedir com a maior sinceridade de seus corações o perdão de Deus e de reparar todas as injustiças cometidas.

Como  V. Ex.ª poderá apreciar, meu estimado Presidente, falei-lhe talvez com muita franqueza, mas com o melhor e mais santo desejo de que algum dia nos encontremos gozando da felicidade eterna no Reino de nossa Deus e Senhor.

Atenciosamente

+Eduardo Herrera Riera
Bispo Emérito de Carora

Por minha vida, diz o Senhor, não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida (Ez. 33, 11)

texto integral: aciprensa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário