domingo, 8 de abril de 2012

A dura vida dos sem-igreja

 Membros da paróquia de Hieu Dao, Vietnã
Como às vezes reclamamos de barriga cheia, segue matéria do Asia News:

Para uma paróquia no interior do Vietnã, o presente de Páscoa mais precioso seria a celebração da Missa em sua igreja. Há 30 anos eles tem sido privados disso, pois as autoridades confiscaram seu templo. Apesar da perseguição, os cristãos continuaram a crescer na fé, a envolver-se nos trabalhos pastorais e sociais e a realizar atividades de evangelização que resultaram em milhares de conversões e batismos. No próximo sábado, mais um grupo de catecúmenos dará esse passo.

"Espero que nesta época da Páscoa o governo devolva nossa Igreja", disse um membro paróquia de Hieu Dao, na diocese de Kon Tum. "Precisamos dela para a Missa e a oração".

O bispo, Dom Michael Hoang Duc Oanh, exortou os paroquianos a "acreditar em Deus, apesar da perda da igreja." Na realidade, "estamos firmemente convencidos de que Deus nos trará de volta o altar."

Durante a Quaresma,os sacerdotes da dioceses organizaram retiros e confissões em que participaram 30 mil pessoas.

Como a comunidade ainda não dispõe de uma igreja, muitos são solidários e oferecem suas casas para reuniões de leitura da Bíblia e de recitação do Rosário. Como em anos anteriores, um grande número de catecúmenos será batizado na Páscoa. Desde 2003, 5 mil adultos tornaram-se católicos. (...) nos 25 mil km2 da diocese vivem 1,7 milhões de pessoas, sendo 261 mil católicas.

É uma região pobre e subdesenvolvida. No entanto, há abundantes vocações e conversões, o que mostra a vitalidade da Igreja local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário