quarta-feira, 18 de abril de 2012

E o Cardeal não dançou o rap!


O vídeo acima é uma mensagem pela Páscoa do Cardeal Dolan, de Nova York. Vê-se que é feito para o público jovem, um breve recado:
Talvez vocês pensem que essa Páscoa vai ser especial para mim por ser a primeira como Cardeal, mas não vai. A Semana Santa e a Páscoa sempre foram especiais para mim desde criança.
E o que são essas celebrações? Em última análise estamos falando de passagem. A natureza está passando do inverno para a primavera, nossos vizinhos judeus estão celebrando a Páscoa, Jesus passou da Sexta-feira Santa para o domingo de Páscoa e nos convidou a fazer o mesmo. Ele diz: veja, assim como eu passei da morte para a vida, da Cruz para a Ressurreição, estou convidando VOCÊ para passar comigo!
Então, VOCÊ, mate o egoísmo, mate a falsidade, mate as mentiras, mate o pecado... e passe para a renovação, a liberdade, a graça, a misericórdia, o amor, a virtude, a bondade. Então, é tudo uma questão de passagem, certo?
Portanto, boa primavera, boa Semana Santa e Páscoa e boa passagem! Que Deus lhe abençoe!
O conteúdo não é um tratado de teologia, mas o recado está dado de forma simples, direta e compreensível por todos: passar do que é ruim para o que é bom. Tem uma grande virtude: a concisão. Tirando os efeitos na abertura e o encerramento, tem 60 segundos líquidos. O homem é capaz de se virar nos 30 (x 2).

Mas o que me chama a atenção é a forma. Feito para jovens, mas sem se rebaixar, querendo parecer (o que não é) um deles:
- não se veste como jovem, não põe nem um adereço, um boné, uma camiseta. Não usa um clergyman descolado, uma camisa de padre com estampa quadriculada
- não usa gírias ou gestos de jovens

E mais importante do que os nãos são os sins
- é persuasivo, bem humorado, descontraído e simpático ao falar
- coloca-se próximo de quem ouve, tem empatia
- é enfático, tem verve, fala com o coração

Não acredito que o vídeo tenha bombado no twitter ou no facebook, mas acho que traz características que costumam faltar nas pregações que assisto.

Cada pregador tem suas características, nem todo mundo tem talento para falar com o desembaraço que vemos no vídeo. Para citar um exemplo, o Papa tem um estilo totalmente diferente, e cativa os ouvintes de outra forma. Mas é bom de vez em quando considerarmos outros paradigmas e estilos, que não apelam nem ao discursinho barato simpático e populista nem à clássica retórica eclesiástica meio pesadona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário