sexta-feira, 6 de abril de 2012

Na Sexta-feira Santa os passarinhos não cantavam

O Cristo morto, Annibale Carracci, 1582
Minha tia-avó foi criada numa grande casa de fazenda no interior de Minas. Ela contava que na Sexta-feira Santa não se trabalhava, sequer se passava uma vassoura no chão das casas. As mulheres não penteavam o cabelo, amarravam apenas um pano na cabeça.

Até os passarinhos pareciam respeitar a data em silêncio. Se bem que, nesse caso, minha tia tinha uma explicação. Com a inatividade da fazenda, o silêncio aquietava a passarada, sem ruídos que estimulassem seus pios.

Já as minhas lembranças evocam o convite do meu pai para acompanhá-lo à Matriz numa situação insólita. Afinal não era domingo e o início de tarde não era hora para se ir à igreja. A fila se estendia até a calçada lateral. A imagem do Senhor Morto ficava no centro da nave. O silêncio e o ambiente de veneração causavam uma impressão profunda. Uns instantes de oração e contemplação diante da imagem e no final beijávamos uma das fitas coloridas que se estendiam até o Corpo do Senhor.

6 comentários:

  1. Sabe que reparei mesmo nessa data de semana santa que os passarinhos não fizeram barulho?

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha casa eles não cantam mesmo!
    Já tem uns dez anos que venho prestando atenção nessa data, se é coincidência ou não, eu não sei.
    Prefiro acreditar que eles respeitam mesmo!

    ResponderExcluir
  3. imprecionante, de 3 anos para cá que percebi isso, até os passaros silenciam na semana santa, isso melevou a refletir, se os passaros se aquietam, por que vivo tão agitado. creio que Deus falou comigo nesse tempo.

    ResponderExcluir
  4. Os passarinhos respeitam mais que os humanos

    ResponderExcluir
  5. Hoje já não se reconhece a religião como a tempo s atrás, mas Deus sabe quem acredita nele, e os pássaros acreditam.

    ResponderExcluir
  6. Eu notei esse ano, parece-me que durante a semana santa

    ResponderExcluir